Historial

A APERCIM é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, constituída em 13 de agosto de 1993 e Pessoa Coletiva de Utilidade Pública desde 9 de junho de 2000.

Na sua génese está a resposta às necessidades concelhias de apoio às pessoas com deficiência e respetivas famílias, que se mobilizaram em conjunto com a comunidade de Mafra para a construção do Centro de Educação e Reabilitação da APERCIM.

A APERCIM iniciou os seus serviços no dia 9 de dezembro de 1997, com os 12 primeiros utentes, e, ao final de 3 meses, já eram apoiados 88 pessoas através do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), Intervenção Precoce (IP) e do Projeto Comunitário Escola Inclusiva (PCEI).

Graças ao donativo de um terreno na Picanceira de Cima, é criada a Quinta da APERCIM, onde decorrem a Equitação Terapêutica e as Atividades em contexto de Natureza desde 20 de Março de 2005.

Para dar resposta aos anseios das famílias, a APERCIM alargou o seu âmbito de intervenção com a construção do CRAERIS, inaugurado em 7 de dezembro de 2007, que permitiu o aumento do número de vagas de CAO e a criação de duas novas valências: uma Creche e um Lar Residencial.

Em 2016 a APERCIM apoia uma média anual de 600 utentes, divididos pelas suas 5 Respostas Sociais.

Dada a contínua necessidade de acolhimento residencial para os seus clientes, em 2016, a APERCIM decide avançar para a construção de um novo Lar Residencial, implementado num terreno adjacente ao CRAERIS, o qual foi cedido pela Câmara Municipal de Mafra.

VALÊNCIAS / RESPOSTAS SOCIAIS

Centro de Atividades Ocupacionais (CAO)

- Apoio no âmbito ocupacional, a pessoas com deficiência com mais de 16 anos, que não se enquadrem no meio laboral ou em estruturas de formação profissional. São promovidas Atividades de Desenvolvimento Pessoal, Atividades Estritamente Ocupacionais, Atividades Socialmente Úteis e Atividades Lúdico-Terapêuticas.

CRECHE

– Tem acordo com a Segurança Social para 52 vagas e funciona no CRAERIS, de Segunda a Sexta-Feira no horário compreendido entre as 7:30 e as 19:30, dando resposta a crianças entre os 3,5 meses e os 3 anos, com ou sem deficiência. Está equipada com 3 salas e um berçário, refeitório próprio, recreio e sala polivalente.

LAR RESIDENCIAL “COMENDADORES NUNES CORREA”

– Resposta Social para residentes, com deficiência e que estejam privados de apoio familiar. Em funcionamento no CRAERIS, disponibiliza 24 quartos duplos, além dos espaços de convívio e de prestação de serviços.

LAR RESIDENCIAL "CASIMIRA HENRIQUES"

– Resposta Social para residentes, com deficiência e que estejam privados de apoio familiar. Disponibiliza 8 quartos duplos, além dos espaços de convívio e de prestação de serviços.


INTERVENÇÃO PRECOCE

– Resposta Social com acordo atípico, com a Segurança Social, para o apoio a crianças do concelho de Mafra dos 0 aos 6 anos, no âmbito da Intervenção e Avaliação no contexto natural da criança (Casa, Creche, Jardim de Infância) ou na sede da APERCIM. É parte integrante da Equipa Local de Intervenção (ELI) de Mafra numa perspetiva de transdisciplinaridade onde estão também presentes equipas do Agrupamento de Escolas de Mafra e ACES Oeste Sul.

CENTRO DE RECURSOS PARA A INCLUSÃO (CRI)

– Projeto financiado pelo Ministério da Educação para apoio a crianças e jovens com Necessidade Educativas Especiais (NEE) dos concelhos de Mafra e Sobral de Monte Agraço. Apoia crianças e jovens que estão integradas na Escola, no âmbito da Psicologia, Psicomotricidade, Terapia de Fala, Terapia Ocupacional e Fisioterapia.