O Projeto Sai Prá Rua – Desporto ao Ar Livre para TODOS, surgiu em 2017, com o principal intuito de fomentar estilos de vida saudáveis, através do incremento das oportunidades de prática de atividade física ao ar livre, combatendo o sedentarismo e todos os malefícios bio-psico-sociais daí inerentes, sempre através de atividades que se mostrem motivadoras e inclusivas.
Em 2025 a APERCIM decidiu acompanhar as políticas da inclusão e da capacitação, nomeadamente ao tentar corresponder às áreas prioritárias do principal financiador do projeto, o Instituto Nacional para a Reabilitação I.P.. Desta forma, cientes do potencial de inclusão das atividades desenvolvidas ao longo do histórico das nossas iniciativas, percebemos que através da INCLUSÃO pelo DESPORTO e AVENTURA, poderíamos corresponder positivamente para alguns do objetivos da Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-25.
Este é um projeto que terá como principais objetivos a realização de ações de prática desportiva para pessoas com deficiência aliadas à capacitação dos praticantes e técnicos (da área do Desporto e Reabilitação) nas modalidades: Pedestrianismo, BTT, Fitness, Surf, SUP, Desportos de Montanha, Canoagem e Vela, desenvolvendo um conjunto de ações de prática integrada numa perspetiva peer2peer fomentando a díade praticante/pessoa com deficiência e a disseminação de boas práticas.
Além do apoio financeiro do Instituto Nacional para a Reabilitação, no âmbito do seu Programa Nacional de Financiamento a Projetos, conta ainda com o apoio financeiro do Instituto Português do Desporto e Juventude, no âmbito do Programa Nacional de Desporto para Todos. em 2020 o projeto passou a contar também com o apoio da Fundation Decathlon.
O Projeto Sai Prá Rua, tem também uma Bolsa de Voluntariado para aqueles que connosco quiserem participar na mais diversas atividades. Saiba mais em https://www.apercim.pt/como-ajudar/voluntariado
Com o dinamismo que nos é reconhecido em diversas esferas, com o apoio dos organismos da área do Desporto e da Reabilitação e com muito trabalho, estamos certos que conseguiremos desenvolver um bom projeto em prol de TODOS.
Acreditando que poderemos INCLUIR PELO DESPORTO E AVENTURA
Introdução
A APERCIM – Associação Para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Mafra, é uma IPSS que presta apoio a cerca de 600 pessoas, onde se incluem pessoas com deficiência e crianças com necessidades educativas especiais. A Instituição disponibiliza 5 Respostas Sociais: Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), Centro de Recursos para a Inclusão (CRI), Creche, Lar Residencial, Projeto de Intervenção Precoce (integrado na ELI Mafra). A área de intervenção geográfica é primordialmente o concelho de Mafra, sendo ainda prestado apoio a alguns casos dos concelhos limítrofes e, no âmbito do CRI, ao do Sobral de Monte Agraço.
O Projeto Sai Prá Rua
Diagnóstico/necessidades:
O Projeto Sai Prá Rua, nos últimos anos, tem-se reinventado procurando que esta temática do Desporto e Aventura seja uma força motriz para a almejada integração da Pessoa com Deficiência(PcD) na Sociedade. Esta é uma área com enorme potencial de inclusão em várias dimensões, algumas das quais vão bem além da óbvia Prática Desportiva. Verificamos a vontade dos nossos beneficiários em integrar outras dimensões, pretendendo a prática convencional, o envolvimento na capacitação e sensibilização, demonstrar as suas capacidades, partilhar a experiência desportiva através da prática partilhada integrada, mas também como agentes dinamizadores, colaboradores na componente de organização de atividades e desenvolver Atividades Socialmente Úteis em estruturas desportivas (e.g. Clubes). Da nossa análise e experiência passada, constatámos que há vontade dos agentes desportivos e praticantes em acolherem PcD nos seus desportos, mas ainda subsiste o “medo do desconhecido” e o “paternalismo” que se consubstanciam como barreiras à inclusão, sendo necessário sensibilizar, capacitar e fomentar a prática. O mesmo acontece com a comunidade escolar, que deve também ser alvo da nossa intervenção. Ao nível das ONGPD, verificamos igualmente a necessidade de continuar a capacitar os Técnicos para dinamizar e diversificar atividades e promover parcerias locais, através da formação, disseminação de boas práticas e trabalho em rede. É necessário incrementar a divulgação deste tipo de atividades junto dos grupos de praticantes, para a criação de uma Bolsa de Voluntários Desportivos que permita uma prática Desinstitucionalizada, com maior grau de autonomia, pelo que será necessário um reforço de ações de divulgação, para chegar amais pessoas, de forma às poder Capacitar para Incluir Em todas estas ações é fundamental existir paridade de participação de PcD, envolvendo-as em todas as fases dos processos. Do ponto de vista das PcD que têm beneficiado deste projeto continua a verificar-se a necessidade de uma prática desportiva inserida na comunidade, sendo relatado pelos próprios, uma maior motivação e melhor desempenho quando a prática é feita numa perspetiva peer-to-peer em que o Praticante Desportivo e a PcD formam uma díade na prática desportiva com ganhos mútuos.
Descrição do projeto:
O projeto aborda, a Comunidade Desportiva, Clubes, ONGPD, Escolas, Faculdades, Praticantes e Público em Geral, com a premissa de facilitar a Inclusão no e pelo Desporto e Aventura, promovendo aprática partilhada e autónoma, a sensibilização e capacitação de dirigentes, técnicos e praticantes para a prática inclusiva e integração de PcD em outras dimensões do desporto, tais como o apoio a atividades ou tarefas logísticas. Pretendemos realizar um conjunto de ações, de sensibilização, formação, workshops, estágios de prática partilhada, promovidas pela APERCIM, junto dos seus parceiros, dirigindo-se primordialmente aos Desportos Náuticos (Canoagem, SUP, Surf, Wakeboard e Vela), Desportos de Montanha e Aventura (Pedestrianismo, Escalada, Canyoning, BTT e Campismo) e Fitness. Além da componente formativa expositiva, pretende-se desenvolver atividades de Formação-Ação, onde seja dado o enfoque especial à prática inclusiva, numa perspetiva peer-to-peer desenvolvendo-se díades Praticante / PcD, em atividades e estágios, potenciando a aprendizagem mútua. Pretendemos ser uma rede de recursos metodológicos, técnicos e de equipamentos, onde quem pretenda incluir as PcD nas suas atividades possa recorrer para facilitar a inclusão, disseminando esta metodologia e objetivos junto de ONGPDs congéneres, de vários pontos do país. Para tal daremos apoio ao nível da consultadoria e da rede de contactos para que outros consigam fazer o que temo vindo a conseguir. As PcD participarão de acordo com a sua manifesta vontade nas atividades, selecionando-as de acordocom os seus interesses. Trata-se de um projeto que está alinhado com a ENIPD 2021-25, no garante da igualdade de oportunidades e de direitos da PcD, e da Inclusão pelo Desporto e Aventura, entroncando em 3 dos Eixos Estratégicos da ENIPD:EE 5 Promoção da Autonomia e Vida Independente - OG 2: capacitar as instituições, comunidade para receber os nossos utentes; e a própria APERCIM possam estar capacitados para o acesso de forma autónoma à prática desportiva regular. Deste modo estaremos a promover a Desinstitucionalização ao nível quer da prática desportiva quer de outras atividades.EE 6 Medidas, serviços e apoios sociais - OG 2: promover a realização de ASU em entidades promotoras de desporto, onde os utentes apoiados ou sinalizados pela APERCIM possam desempenhar papeis de suporte à atividade desportiva, por exemplo no plano logístico; criar uma Bolsa de Voluntários que possam acompanhar as PcD na prática, tanto na perspetiva do apoio como da tutoria.EE 7 Cultura, Desporto, Turismo e Lazer - OG 2: dinamizar ações de promoção do desporto para PcD nas escolas (com enfase na Crianças com NE); realizar ações junto de Faculdades e Escolas de Desporto para capacitar os futuros profissionais para a importância de Incluir no e pelo Desporto; promover atividades diversificadas no espírito do Desporto para Todos que incluam diversas idades e funcionalidades, dando ênfase a novas experiências.
Objetivos:
Capacitar Associações promotoras de Desporto para Incluir PcD nas suas atividades; Formar Recursos Humanos e Praticantes para acompanhar PcD em Atividades Desportivas e de Aventura; Criar condições para uma prática desportiva inclusiva; Diversificar as oportunidades de prática desportiva para PcDI; Divulgar boas práticas de inclusão. Criar uma Rede e Bolsa de Voluntários Desportivos. Promover ASU no contexto Desportivo. Sensibilizar a comunidade Escolar para a Inclusão pelo Desporto.
Financiadores 2025:
APERCIM
Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. - Programa de Financiamento a Projetos
Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. - Programa Nacional de Desporto para Todos
Parceiros 2025:
Agrupamentos de Escolas dos Concelhos de Mafra e Sobral de Monte Agraço
Associação de Desportos de Aventura Desnível
Associação de Stand Up Paddleboarding de Portugal - ASUPP
Clube Mafra BTT
Decathlon Sintra / Fundação Decathlon
Ericeira Rugby
Ericeira Surf Clube
Escola Secundária José Saramago
Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência - FPDD
Ginásio People Family Club - Mafra
HYPA Academy
ONGPD Distrito de Lisboa - Grupo InterCentros