O Projeto "Mãos à Obra", iniciado em 2021, com o apoio financeiro do Instituto Nacional para a Reabilitação, no âmbito do seu Programa Nacional de Financiamento a Projetos, pretende desenvolver parcerias com empresas locais e regionais para a promoção da empregabilidade das Pessoas com Deficiência e Incapacidade.
Este é um projeto que pretende consolidar o descrito pela convenção das Nações Unidas sobre os direitos da Pessoa com Deficiência e Incapacidade (PcDI), em reiterar o dever da sociedade ao assegurar que estes cidadãos possam usufruir de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais na mesma medida de qualquer outro cidadão. Neste sentido destaca-se a importância deste projeto para sensibilizar/ operacionalizar e implementar medidas quer para as PcDI, quer para empresas, nas questões de empregabilidade, qualificação e inserção no mercado de trabalho, através de ações de formação e consultadoria. Iremos criar ações de formação de competências pré-profissionais e estágios laborais com bolsas, em empresas parceiras (umas já formalizadas outras em vista de parceria), para jovens com deficiência intelectual que frequentem a APERCIM, e PcDI inseridos na comunidade, que queiram beneficiar deste projeto, numa perspetiva experimental e que posteriormente possa a vir ter continuidade. Iremos desenvolver um Roteiro de Empregabilidade para a Economia do Surf, englobando os keyplayers desta área.
Temos como principais objetivos:
Promover a empregabilidade da PcDI;
Sensibilizar as empresas, empregadores e profissionais para a importância e vantagens de admitir uma PcDI;
Viabilizar o acesso da PcDI ao mercado de trabalho;
Contribuir para a valorização pessoal da PcDI;
Promover aprendizagens pré-laborais e profissionais para a PcDI;
Criar parcerias entre a APERCIM e a comunidade;
Encaminhar profissionalmente de acordo com os interesses, capacidades e vocação dos participantes;
Criar ferramentas de divulgação na temática.
Junte-se a nós e vamos pôr "Mãos à Obra"!!!
Mais informações em servicosocial@apercim.pt
Partilhamos convosco, através da galeria de fotos, as experienciais laborais que os nossos participantes beneficiam, através das parcerias criadas entre a APERCIM e as empresas locais do Concelho de Mafra e Sintra.
Ao realizar estas parcerias promovem-se conceitos como inclusão social, independência económica, valorização e realização pessoal, aumento da autoestima, autoconfiança e autorrepresentação.
Por outro lado, e quem está do lado empresarial, este projeto também visa auxiliar e informar as empresas sobre benefícios fiscais, parafiscais e subvenções que estão ao dispor através de mecanismos do Estado, considerando a obrigatoriedade legal estabelecida na lei das quotas.
Lei n.º 4/2019, de 10 de janeiro
Estabelece o sistema de quotas de emprego para pessoas com deficiência, com um grau de incapacidade igual ou superior a 60 %
Pastelaria Polo Norte (Mafra)
Oficina Baiauto (Mafra)
Ginásio People Family Club (Mafra)
Loja Decathlon de Sintra
Jardim do Cerco - Câmara Municipal de Mafra
Ainda neste âmbito, da empregabilidade da PcDI, somos parceiros da “BL Labor Consulting Group”, através da sua marca especialista “Bl Consulting”, em consultoria e soluções de gestão de talento.
Esta parceria resulta de um canal mediador, para potenciais interessados, quer sejam empresas/ empresários ou mesmo uma PcDI, no esclarecimento de questões relacionadas com a integração profissional da PcDI no mercado de trabalho.
Pode entrar em contacto com este mediador através dos seguintes meios:
email: maria.pereira@blconsulting.pt