Projeto MUTOIPEH - Erasmus +
O Projeto "MUTOIPEH" significa: “Musique et Théâtre Outils d'Intégration pour les Personnes à Handicap”- em português: a Música e o Teatro ferramentas de Inclusão para Pessoas com Deficiência.
Este Projeto foi elaborado no âmbito de Erasmus+ cujo proponente é a França (CIARA Martinica) e os parceiros são: Portugal (APERCIM Mafra); Itália e República Checa. O Projeto foi aprovado, o 1º encontro e 1ª reunião transnacional realizou-se na Martinica (departamento ultramarino insular francês situado no Caribe), do 3 ao 8 de novembro 2019. A temática principal e comum será, obviamente, a INCLUSÃO.
O projeto MUTOIPEH insere-se na política geral das nações, participa na construção da União Europeia tendo em conta as dificuldades das pessoas a nível nacional e, por extensão, a nível europeu. A avaliação comum das dificuldades dos indivíduos que evoluem no espaço europeu e numa região ultraperiférica situada no arco das Índias Ocidentais, a 7000 km, é um desejo de construir juntos com as nossas diferenças.
É difícil imaginar a convivência quando observamos as tensões, as rejeições, as guerras relatadas diariamente nos meios de comunicação. O medo do outro gera essas pragas. O medo do outro muitas vezes é consequência de diferenças inaceitáveis. A deficiência, visível ou não, tão logo seja percetível, passa a ser causa de rejeição. Reunimos, portanto, nossas reflexões com o objetivo de unir esforços para oferecer soluções que possam ajudar este público a se integrar numa sociedade cada vez mais individualista. Os países participantes neste projeto assumem o desafio de transformar as mini-sociedades: escolas, associações, centros de acolhimento, etc.
O principal objetivo é o de promover a inclusão de jovens com deficiência.
- Reconhecer e respeitar a vida da pessoa com deficiência naquilo que ela faz.
- Proporcionar acesso a todos nas áreas da vida: educação, saúde, desporto e lazer, cultura, arte, exercícios de cidadania.
- Fazer com que as pessoas com deficiência se expressem através da música e da expressão teatral.
O objetivo do projeto será a troca de experiências com países e instituições parceiras, a apresentação de atividades culturais (música, teatro e arte) com a participação de alunos com deficiência, afim de atingir o maior público possível e trocar boas práticas e experiências metodológicas. O projeto também inclui um confronto de políticas educacionais sobre a integração de cada parceiro.
O projeto terá um impacto a nível local, regional e europeu, aumentando a consciência sobre as questões da deficiência a nível global e tentando melhorar o conhecimento e mudar a atitude em relação aos grupos-alvo.
Esperamos que o projeto inspire e motive outros educadores e o público em geral a intensificarem o seu trabalho para envolver jovens e adultos com diferentes formas de deficiência no processo educacional e nas atividades extracurriculares de uma determinada realidade.
*Devido à situação pandémica que atravessamos, os prazos do Projeto tiveram de ser adiados e está previsto ser concluído em 2022.
1ª Reunião Transnacional: França; Portugal; Itália & República Checa.
Hilário Utente da APERCIM na Martinica.
Monsieur Pinot (Invisual-Pres. "Espace Sonate") & Mª. João Neto (APERCIM-Mafra-Responsável pela Parceria Portuguesa no Projeto MUTOIPEH.
A Fátinha (Utente da APERCIM) ofereceu uma peça da olaria da APERCIM com o nosso logotipo ao Proponente e Coordenador do Projeto, Daniel Phanor (France-Martinique).
Adolfo Utente da APERCIM na Martinica