Projeto "Mãos à Obra"

O Projeto "Mãos à Obra", iniciado em 2021, com o apoio financeiro do Instituto Nacional para a Reabilitação, no âmbito do seu Programa Nacional de Financiamento a Projetos, pretende desenvolver parcerias com empresas locais e regionais para a promoção da empregabilidade das Pessoas com Deficiência e Incapacidade.


Este é um projeto que pretende consolidar o descrito pela convenção das Nações Unidas sobre os direitos da Pessoa com Deficiência e Incapacidade (PcDI), em reiterar o dever da sociedade ao assegurar que estes cidadãos possam usufruir de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais na mesma medida de qualquer outro cidadão. Neste sentido destaca-se a importância deste projeto para sensibilizar/ operacionalizar e implementar medidas quer para as PcDI, quer para empresas, nas questões de empregabilidade, qualificação e inserção no mercado de trabalho, através de ações de formação e consultadoria. Iremos criar ações de formação de competências pré-profissionais e estágios laborais com bolsas, em empresas parceiras (umas já formalizadas outras em vista de parceria), para jovens com deficiência intelectual que frequentem a APERCIM, e PcDI inseridos na comunidade, que queiram beneficiar deste projeto, numa perspetiva experimental e que posteriormente possa a vir ter continuidade. Iremos desenvolver um Roteiro de Empregabilidade para a Economia do Surf, englobando os keyplayers desta área.

 

Temos como principais objetivos:


Junte-se a nós e vamos pôr "Mãos à Obra"!!!


Mais informações em servicosocial@apercim.pt  

Partilhamos convosco, através da galeria de fotos, as experienciais laborais que os nossos participantes beneficiam, através das parcerias criadas entre a APERCIM e as empresas locais do Concelho de Mafra e Sintra.

Ao realizar estas parcerias promovem-se conceitos como inclusão social, independência económica, valorização e realização pessoal, aumento da autoestima, autoconfiança e autorrepresentação.


Por outro lado, e quem está do lado empresarial, este projeto também visa auxiliar e informar as empresas sobre benefícios fiscais, parafiscais e subvenções que estão ao dispor através de mecanismos do Estado, considerando a obrigatoriedade legal estabelecida na lei das quotas. 

Lei n.º 4/2019, de 10 de janeiro

Estabelece o sistema de quotas de emprego para pessoas com deficiência, com um grau de incapacidade igual ou superior a 60 % 

https://dre.pt/dre/detalhe/lei/4-2019-117663335

Parceiros

Pastelaria Polo Norte (Mafra)

Parceiros

Oficina Baiauto (Mafra)

Parceiros

Ginásio People Family Club (Mafra)

Parceiros

Loja Decathlon de Sintra

Parceiros

Jardim do Cerco  - Câmara Municipal de Mafra

núcleo de mediação para Inserção no Meio laboral

Ainda neste âmbito, da empregabilidade da PcDI, somos parceiros da “BL Labor Consulting Group”, através da sua marca especialista “Bl Consulting”, em consultoria e soluções de gestão de talento. 

Esta parceria resulta de um canal mediador, para potenciais interessados, quer sejam empresas/ empresários ou mesmo uma PcDI, no esclarecimento de questões relacionadas com a integração profissional da PcDI no mercado de trabalho.

Pode entrar em contacto com este mediador através dos seguintes meios:

https://www.blconsulting.pt/

email: maria.pereira@blconsulting.pt